Resumo das Monografias – 2ª Turma do curso de Microbiologia Clínica

O uso de bactérias entomopatogênicas tóxicas contra Aedes aegypti e Culex quinquefasciatus.

Autor: Alessandra da Silva Rocha

Resumo: O uso de bactérias no controle biológico das larvas de mosquitos tem-se destacado entre as diversas estratégias que compõem os programas de manejo integrado. As principais razões para isto são as suas vantagens em relação aos inseticidas químicos. Esses produtos possuem inúmeras formulações e são usados contra diversas espécies de mosquitos, com um preço um pouco superior aos produtos tradicionalmente utilizados, mas competitivos quando considerados os custos sociais e ambientais do uso de inseticidas não seletivos em ecossistemas aquáticos. Quase todas as espécies de mosquito do gênero Culex (Dípetera: Culicidae), transmissoras de filarioses, são altamente sensíveis ao B. sphaericus. Entretanto, esta bactéria não apresenta ou apresenta pouca eficácia sobre as larvas de mosquitos do gênero Aedes (Díptera: Culicidae), principalmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue e febre amarela. A bactéria Bacillus thurigiensis israelensis (Bti) possui três diferentes toxinas Cry (cristal tóxico), e uma Cyt (toxina com atividade citolítica e hemolítica) que atuam com eficácia sobre as larvas do mosquito Aedes aegypti. Esta ação sinérgica ocorre normalmente quando são usados mais de um pesticida. Este grande número de toxinas reduz a probabilidade do desenvolvimento da resistência.

Maiores informações com o autor: alessrocha@yahoo.com.br


Antibióticos: potencializadores da sobrevivência da vida humana ou bacteriana?

Autor: Aline Fiorussi

Resumo: Devido ao aumento significativo de bactérias resistentes aos antibióticos, foram investigados neste trabalho os mecanismos de resistência utilizados pela célula bacteriana, as principais espécies de cepas bacterianas com aumento de resistência, os principais agentes antimicrobiano, os mecanismos de ação dessas drogas e o seu uso inadequado (o que proporciona a seleção de bactérias resistentes), bem como o futuro dos mesmos.

Maiores informações com o autor: alinefio@hotmail.com


Relações bioquímicas e ecológicas entre os microrganismos indicadores de contaminação fecal

Autor: Ana Carolina Oliveira Araújo

Resumo: Os indicadores de contaminação fecal são de extrema importância na análise de qualidade da água, produtos e alimentos. A identificação desses indicadores está gerando uma controvérsia que é decorrente da similaridade dos perfis fenotípicos e bioquímicos encontrados nos organismos que se encaixam na definição de coliformes totais e fecais. O objetivo deste trabalho é relacionar estes indicadores quanto a sua bioquímica e sua ecologia, demonstrando parâmetros para comparação e melhoria diagnóstica.

Maiores informações com o autor: carolinaoliveria@pop.com.br


Casos de Malária na Região do Núcleo Técnico de Dourados

Autor: Bárbara Soares Raposo Lageano

Resumo: A malária é uma doença infecciosa febril aguda, caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaléia, de gravidade variada, podendo evoluir para formas graves; causada por protozoários do gênero Plasmodium, onde no Brasil três espécies acometem a população, o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum e Plasmodium malariae, sendo este último de menor incidência. A transmissão vetorial, através de mosquitos Anopheles, representa a maior importância na continuidade das ocorrências deste agravo, onde se completa o ciclo entre homem-vetor0homem, pois este é o único reservatório vertebrado conhecido. Atualmente a doença é reconhecida como grave problema de Saúde Pública no mundo, levando a 1 milhão de mortes anualmente. No Brasil a transmissão ocorre de forma endêmica na região amazônica, sendo o estado de Mato Grosso do Sul considerado área de baixo risco. Esta pesquisa buscou o estudo das ocorrências de casos de malária na área de abrangência do Núcleo Técnico de Dourados, que se apresenta uma conformação dentro do Plano Diretor de Regionalização de Serviços de Saúde, e é composta por 34 municípios situados estrategicamente entre o corredor migratório dos estados da região amazônica e estados do sul do País, além de divisa com a República do Paraguai, onde no início desta década houve ocorrência de inúmeros casos de malária, contribuindo assim para a ocorrência de casos nesta região. O diagnóstico precoce e tratamento oportuno são um dos fatores preponderantes para o controle do agravo, onde dentre os vários métodos de diagnósticos estudados, destaca-se o gota espessa, sendo este o utilizado pelos serviços públicos, valendo-se ressaltar que apenas oito municípios da região estão estruturados para o referido diagnóstico. Os casos de malária no período tiveram destaque para a ocorrência de focos da doença no município de Tacaru, no ano de 2001 já sendo uma conseqüência do elevado número de casos notificados no município de Paranhos no ano de 2000, provenientes da movimentação de pessoas na República do Paraguai.

Maiores informações com o autor: barbaralageano@ibest.com.br


Infecção do trato urinário: aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento

Autor: Bertilla Gonçalves Viana

Resumo: O objetivo central deste trabalho é servir como fonte de consulta rápida sobre a Infecção urinária, consistindo em uma revisão bibliográfica atualizada da literatura a respeito, abordando esta doença desde sua definição, epidemiologia, etiopatogenia, manifestações clínicas, quadro clínico, diagnóstico, tratamento e tratamento não medicamentoso.

Maiores informações com o autor: bertgv@hotmail.com


Infecção hospitalar

Autor: Cristiane Gutierres Toledo

Resumo: Infecção hospitalar é qualquer processo infeccioso adquirido no ambiente hospitalar. É diagnosticado principalmente em pacientes durante sua internação, mas pode ser detectado após alta e atingir também qualquer outra pessoa presente no hospital. As infecções hospitalares são aquelas relacionadas à hospitalização de um paciente ou aos procedimentos diagnósticos ou terapêuticos praticados. A transmissão cruzada de infecções pode ocorrer principalmente pelas mãos da equipe ou por artigos recentemente contaminados pelo paciente, principalmente pelo contato com sangue, secreção ou exceções eliminados.

Maiores informações com o autor: crisg-toledo@yahoo.com.br


A importância da biotipagem de Staphylococcus aureus no laboratório de microbiologia clínica

Autor: Ellen Cristina Félix da Silva

Resumo: O Staphylococcus aureus é um patógeno que coloniza o indivíduo sadio, no entanto, em determinadas situações pode desencadear o aparecimento de infecções, sendo que estas podem apresentar diferentes graus de evolução. Por esta característica o isolamento do microrganismo em uma cultura pode não significar, de forma segura, que este seja o causador da patologia, sendo necessário então cuidado e perícia na coleta, processamento e na interpretação de um isolado de Staphylococcus aureus. Esta bactéria pode ser caracterizada por vários testes, que vão desde tipagens bioquímicas à teste com bases moleculares. Os testes de biotipagem correspondem a métodos com princípios bioquímicos que apresentam eficácia comprovada, são de fácil execução, de custo acessível e que possui facilidade de acesso para os laboratórios clínicos, especialmente os de pequeno e médio porte. Os métodos baseados em biologia molecular são provas extremamente específicas, que podem classificar com precisão este microrganismo, mas são de difícil acesso, por serem caros, de difícil execução e que exigem profissionais qualificados e em constante aprendizado. Devido ao crescente número de casos de pacientes com infecções que variam desde leves a graves, e ao potencial de resistência aos antimicrobianos, este estudo pretende reforçar a importância da biotipagem como método diagnóstico eficaz nas infecções causadas por Staphylococcus aureus.

Maiores informações com o autor: ellen-f@ig.com.br


Hanseníase

Autor: Fernanda Marques Batista Vieira

Resumo: Este trabalho demonstra que a henseníase é doença infecciosa crônica causada pelo Mycobacterium leprae. A predileção pela pele e nervos periféricos confere características peculiares a esta moléstia, tornando o seu diagnóstico simples. O Brasil continua entre os quatro países do mundo em número de casos. A doença manifesta-se em dois pólos estáveis e opostos (virchowiano e tuberculóide) e dois grupos instáveis (indeterminado e dimorfo). Em outra classificação a doença é dividida em forma tuberculóide, borderline ou dimorfa que são subdivididos em dimorfa-tuberculóide, dimorfa-dimorfa e dimorfa-virchowiana, e virchowiana. A baciloscopia é o exame complementar mais útil no diagnóstico. O tratamento da hanseníase compreende: quimioterapia específica, supressão dos surtos reacionais, prevenção de incapacidades físicas, reabilitação física e psicossocial. A poliquimioterapia com rifampicina, dapsona e clofazimina revelou-se eficaz e a perspectiva de controle da doença no Brasil é real no curto prazo.


Avaliação microbiológica de equipamentos odontológicos antes e após esterilização e desinfecção

Autor: Franciany Garcia de Castro

Resumo: Nessa pesquisa foram avaliados os instrumentos odontológicos e os encostos de cabeça de cadeiras odontológicas (equipos) antes e após a esterilização e desinfecção. Foram realizadas culturas a partir de swabs colhidos dos instrumentos e dos encostos de cabeça das cadeiras odontológicas, umedecidos com solução fisiológica 0,9% e semeados em ágar sangue e tioglicolato. Foram analisados os instrumentos de 20 consultórios odontológicos e 21 encostos de cabeça de cadeiras odontológicas. Em todos os instrumentos odontológicos analisados houve crescimento bacteriano antes da esterilização sendo que as bactérias que foram encontradas nestes são comuns dessa flora microbiana. Já após o processo de esterilização não houve crescimento em nenhum dos instrumentos. Dos 21 equipos analisados houve crescimento bacteriano em 19 antes da desinfecção. Dos 19 equipos em que cresceram bactérias antes da desinfecção, 12 destes apresentaram crescimento bacteriano após a desinfecção e em 7 destes não houve crescimento bacteriano após a desinfecção. Dos 12 equipos em que a desinfecção não foi satisfatória, 8 estavam contaminados com Staphylococcus coagulase negativa, 3 com Staphylococcus aureus e 1 com Staphylococcus coagulase negativa e Staphylococcus aureus.

Maiores informações com o autor: franciany525@hotmail.com


Pesquisa de pacientes moradoras da cidade de Jataí e região portadoras de Papilomavirus evoluindo a carcinoma insipiente

Autor: Gerllane Lima Borges

Resumo: Constituindo uma patologia do trato genital feminino inferior, a infecção pelo Papilomavirus (HPV) se encontra disseminada entre as mulheres sexualmente ativas, promovendo lesões genitais de baixo grau e ainda associadas ao desenvolvimento de câncer de cérvix uterino. Com o objetivo de traçar o perfil de cada paciente a partir da explosição aos fatores de risco bem como informar sobre as formas adequadas para previnir a infecção iniciou-se a pesquisa e levantamento de dados. O presente estudo compreendeu a análise de 279 casos de mulheres infectadas pelo HPV detectadas através de Exame Citopatológico (Papanicolau) e notificadas pelo Sistema Único de Saúde do município de Jataí, durante o período de 2002 a 2004. Constatou-se 50 casos de NIC III (17,9%, 07 casos de Carcinoma Escamoso (2,5%) e 03 casos de Adenocarcinoma (1,1%), sendo a faixa etária de 20 a 30 anos a de maior prevalência. Observou-se também que a infecção por HPV e o desenvolvimento de câncer de colo uterino relaciona-se a fatores sócio-econômicos, predominando as notificações nos bairros de menor poder aquisitivo e cultural do município. Devido à falta de prevenção a população feminina sexualmente ativa encontra-se desprotegida e susceptível à infecção pelo HPV que acomete cada vez mais mulheres jovens.

Maiores informações com o autor: gerllane@yahoo.com.br


Controle de qualidade microbiológico em laboratório de Análises Clínicas

Autor: Giuliane Cristine Pereira

Resumo: Nota-se que os laboratórios e hospitais são estruturas prestadoras de serviços em saúde, e portanto, estão constantemente envolvidos em manejo de riscos. Este é estabelecido para evitar e reduzir ao mínimo as possibilidades de acidentes ou práticas de alto risco que potencialmente podem causar dano aos funcionários como aos pacientes. Sendo assim o manejo de risco deve garantir não somente um ambiente de trabalho seguro, mas também condições adequadas para que os pacientes possam se submeter aos procedimentos clínicos mais avançados e obter diagnósticos confiáveis. Dessa forma o manejo de risco tem como objetivo a implantação de práticas de segurança laboratorial e de controle de qualidade dos serviços. A rotina do Laboratório de Microbiologia envolve exposição tanto com materiais clínicos e reagentes químicos como com potenciais agentes patogênicos concentrados em meio de cultura. Assim profissionais da área de saúde e outros trabalhadores que exercem suas atividades em laboratórios, estão sob risco de desenvolver doença por exposição a agentes infecciosos, produtos químicos tóxicos e inflamáveis, entre outros. Atualmente, com a sofisticação das novas técnicas de diagnósticos, observamos profissionais de outras áreas, tais como físicos, químicos, analistas de sistemas, etc., envolvidos em atividades com exposição a agentes infecciosos e por outro lado, microbiologistas manipulando substâncias químicas ou materiais radioativos. A responsabilidade legal pela segurança em ambientes de trabalho cabe aos administradores de hospitais e laboratórios. No entanto, os funcionários também são responsáveis pela sua adesão às técnicas microbiológicas seguras e da incorporação de normas de segurança, sendo, portanto, de suma importância que se tenha um rígido controle de qualidade em seu trabalho diário. O presente estudo visa apresentar todos os passos relativos ao tema Controle de qualidade em laboratório de análises clínicas. Para tanto, a partir de levantamentos teóricos, procurará, em seus capítulos, apresentar conceitos sobre o que venha a ser microbiologia, sua evolução ao longo dos tempos e os principais métodos para que se alcance o objetivo desejado, ou seja, qualidade e segurança, numa profissão que é, ao mesmo tempo, maravilhosa, pois ajuda a salvar vidas e perigosa, quando tratada sem o cuidado necessário.

Maiores informações com o autor: giulianecristina@hotmail.com


Micoses

Autor: Helen Cristina Brigato Diniz Martins

Resumo: As micoses são doenças causadas por fungos e podem ser divididas em superficiais e profundas. Superficiais são aquelas em que o fungo se localiza sobre a pele ou ao redor dos pelos, ou ainda se os fungos penetram apenas na camada externa da epiderme, a camada córnea, ou nas raízes dos pelos e das unhas. Já nas micoses profundas. Os parasitas podem infectar a pele e os órgãos internos, como os pulmões, intestino, ossos, sistema nervoso e outros. Ao penetrar no organismo o fungo se dissemina, por via linfática ou sanguínea. As micoses profundas são obviamente muito mais graves que as superficiais e apresentam aspectos de incidência particulares. Alguns tipos são encontrados em todas as partes do mundo e há outras formas, como a Blastomicose, com mais freqüência de aparecimento na América do Sul. Portanto, o objetivo do presente trabalho é discorrer sobre alguns tipos de micoses relacionando-as às respectivas análises laboratoriais.


Identificação de leveduras provenientes da urina de pacientes diabéticos internados em um hospital privado de Uberaba – MG

Autor: Kennio Ferreira Paim

Resumo: Indivíduos normais raramente apresentam candidúria, esta, portanto, pode significar contaminação das amostras de urina, colonização do trato urinário baixo, ou pode indicar uma verdadeira infecção invasiva do trato urinário alto ou baixo. Em pacientes hospitalizados sob determinadas condições, a infecção fúngica por Candida spp é previsível em vista do acentuado incremento de sua incidência nas últimas décadas. Doenças crônicas e degenerativas, alterações do trato urinário, terapia com antimicrobianos a longo prazo, etc. representam condições freqüentemente associadas a candidúria. Porém, o diabetes se apresenta como a moléstia que isoladamente mais se relaciona com a candidúria, sendo C. albicans a levedura predominante demonstrada em vários estudos, ressaltando a importância da presença de outras espécies como causadoras de infecções nas últimas décadas. Apenas poucos antibióticos são efetivos no tratamento de infecções fúngicas. Em adição, a repetição e o aumento da duração da terapia nestes pacientes tem contribuído para o aumento da incidência de resistência aos azóis e falhas no tratamento destes microrganismos. O projeto prevê o isolamento, identificação e teste de suscetibilidade a antifúngicos de leveduras provenientes das urinas de pacientes diabéticos internados em um hospital privado de Uberaba a fim de observar se C. albicans é a cepa predominante nesta população e se estas apresentam resistência aos derivados azóis.


Resistência Bacteriana – Interpretando o antibiograma

Autor: Maria Aparecida de Oliveira

Resumo: Recentemente, têm-se observado o isolamento com grande freqüência de bactérias resistentes à drogas de escolha no tratamento de várias infecções que já estavam controladas. De outro lado, as novas drogas estão cada vez mais raras e mais caras, não conseguindo acompanhar o surgimento e disseminação da resistência. Por esse motivo se busca alternativas para o controle da resistência bacteriana aos antibióticos, com custo baixo e pouca toxicidade para as células eucarióticas: para uma maior eficácia é necessário conhecimento acerca dos biofilmes que são formados naturalmente em nosso organismo, somente assim teremos chance de tratar de forma adequada às várias doenças infecciosas. A finalidade do Laboratório de Microbiologa Clínica é fornecer informações sobre a presença ou ausência de microrganismos relacionados à processo infecciosos, realizando testes de sensibilidade, isolados das diferentes amostras clínicas, orientando a terapêutica antimicrobiana de acordo com os padrões analíticos. O antimicrobiano para ter eficácia deverá atingir uma concentração ideal no local da infecção, ser capaz de atravessar, ativa ou passivamente a parede celular, ter afinidade pelo sítio de ligação no interior da bactéria e permanecer um tempo suficiente para exercer seu efeito inibitório. O reconhecimento de novas resistências bacterianas frente à diferentes patógenos está na habilidade da determinação precisa dos mecanismos de resistência, através de técnicas moleculares e do antibiograma tradicional, preparo técnico, atualização profissional e equipamentos sofisticados. Os antimicrobianos contribuem para redução dos índices de mortalidade e morbidade das doenças infecciosas com uma ação multidisciplinar e sincronizada. Dessa forma o laboratório deve manter técnicas padronizadas, insumos de qualidade, tabelas de leitura de halos atualizadas e rever os resultados. O teste de sensibilidade deve ser analisado de acordo com a coerência entre drogas de mesma classe de antibióticos e entre classes de antibióticos diferentes. Um projeto para prevenir resistência aos antibióticos está sendo formado entre ANVISA, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Coordenação Geral de Laboratórios em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde para implantar a Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde Rede-RM. Este projeto terá quatro etapas, que terá um Comitê Técnico Assessor para uso racional de Antimicrobiano e Resistência Microbiana para o estabelecimento de diretrizes e definições de estratégias de atuação para vigilância, prevenção e controle da disseminação da resistência microbiana, comunitária e hospitalar.

Maiores informações com o autor: ci.oilver@ig.com.br


Considerações sobre Streptococcus pyogenes

Autor: Maria Célia de Jesus

Resumo: O Streptococcus pyogenes é uma bactéria patogênica humana, encontrada, com freqüência, na boca, na faringe, nas vias respiratórias, no sangue e em algumas feridas. Transmitida geralmente por via aérea, é responsável por um grande número de doenças, como a faringite estreptocócica. Essa espécie é também conhecida como estreptococo do grupo A ou como GAS (grupo A streptococci). É a principal representante dos estreptococos beta-hemolíticos, e forma cadeias relativamente longas quando cultivadas em caldo. A espécie S.pyogenes tem mostrado, ao longo do tempo, alto poder de adaptação ao hospedeiro humano, atuando como importante agente etiológico de uma série de manifestações clínicas, entre as quais predomina a orofaringite, assim como seqüelas não supurativas, representadas pela febre reumática e a glomerulonefrite.

Maiores informações com o autor: cda@riopreto.com.br


Prevalência de infecções urinárias causadas pela Escherichia coli no Laboratório da Universidade de Uberaba no ano de 2005

Autor: Mariana Lima Prata Rocha

Resumo: A infecção do trato urinário é uma das doenças que mais afetam o ser humano. Está associada a várias condições clínicas e patológticas ocorrendo em todas as populações, com maior impacto nas mulheres. A maioria é causada por bactérias, mas também pode estar relacionada com vírus, fungos ou outros microorganismos. Os agentes mais frequentes das infecções do trato urinário são os bastonetes gram negativos, especialmente a família das Enterobacteriaceae spp. A Escherichia coli representa 80-95% dos invasores do trato urinário. O acesso dos microorganismos ao trato urinário se dá por via ascendente, podendo se instalar na própria uretra e próstata, avançando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim. A presença de sinais e sintomas de infecções do trato urinário leva o médico a pedir um exame comum de urina e uma urocultura. Esse trabalho avaliou a prevalência de infecções urinárias causadas pela Escherichia coli nas amostras de urina do Laboratório da Universidade de Uberaba, no período de janeiro a dezembro de 2005. Os dados foram obtidos através do levantamento de resultados de 633 pacientes de ambos os sexos e idades diversas do laboratório, no programa LabSystem. Com esses dados, concluímos que das 633 amostras, 529 (84%) apresentaram urocultura negativa e 104 (16%) urocultura positiva. Dessas uroculturas positivas, 70 (67,90%) foram causadas pela Escherichia coli, enquanto 34 (33,70%) por outras bactérias. Das 104 amostras positivas, 87 (83,65%) eram de pacientes do sexo feminino mostrando uma alta prevalência nesse sexo.. Observamos que no Laboratório da Universidade, 67,30% das infecções urinárias são provocadas pela Escherichia coli, mostrando esse ser o agente etiológico mais prevalente nas UTIs em relação aos outros patógenos.

Maiores informações com o autor: marilimarocha@hotmail.com


Um estudo sobre os antibióticos: conceito, origem, características e classificação

Autor: Mariangela Gaspar Barelli

Resumo: O objetivo deste trabalho foi desenvolver um estudo sobre os antibióticos, mostrando a sua origem, o conceito, a classificação e suas características, bem como a sua importância para a medicina atual, considerando que são drogas com capacidade de interagir com microorganismos que causam infecções no organismo. A descoberta dos antibióticos revolucionou a Medina, pois são usados para a luta contra infecções bacterianas, tendo efeitos decisivos sobre a saúde humana e a expectativa de vida da população. Apesar disso, há uma preocupação, por parte da medicina, com o uso inadequado dessas substâncias, a partir da automedicação ou do desconhecimento sobre o mecanismo de ação dos antibióticos, cuja pior conseqüência é a criação das chamadas superbactérias, microorganismos para os quais dificilmente existe cura. Trata-se de um tema de suma importância para a área da saúde, uma vez que a descoberta da penicilina e a utilização dos antibióticos no tratamento de doenças infecciosas constituíram uma das grandes conquistas da medicina do século XX. Foi graças à sua descoberta que as doenças infecciosas deixaram de ser a principal causa de morte.

Maiores informações com o autor: mariangelabarelli@ig.com.br


Identificação de cocos Gram-positivos

Autor: Martinho Palma Mello Junior

Resumo: Muitos cocos gram positivos colonizam normalmente o ser humano, porém, em algumas situações especiais essas bactérias podem causar doenças como: faringite, celulite, febre reumática, pneumonia, endocardite e septicemia. Os principais representantes dos cocos gram positivos são Staphylococcus aureus e os estafilococos coagulase negativa, Streptococcus pyogenes, Streptococcus pneumoniae e sreptococcus agalactiae, sendo necessária diferentes técnicas para identificação dessas bactérias. Uma boa identificação desses microorganismos inicia-se no momento da coleta do material evitando a contaminação deste com bactérias da microbiota normal. O próximo passo é a escolha correta dos meios de cultura que favoreçam o crescimento adequado destes microorganismos, sendo utilizado ágar sangue, ágar manitol salgado, BHI entre outros. Na identificação utilizam-se técnicas que variam desde a coloração de gram até métodos moleculares, porém, neste trabalho serão abordadas principalmente as técnicas microbiológicas. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura a fim de esquematizar métodos de identificação dos cocos gram positivos para utilização em um laboratório de microbiologia de porte médio.

Maiores informações com o autor: palmamello@terra.com.br


A História da Tuberculose: A descoberta do bacilo no século XIX e a era romântica

Autor: Mauricio Haddad Dantas

Resumo: A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que embora tenha sido identificada há milhares de anos, passou a se tornar endêmica no século XIX em conseqüência da Revolução Industrial. Atualmente, mesmo com a redução de sua incidência, a tuberculose – doença causada pelo Micobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch – continua sendo um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. Em fins do século XVIII, a tuberculose foi definida como uma “doença romântica”, sendo idealizada em obras artísticas e literárias ao estilo do romantismo e identificada como doença característica de poetas e intelectuais. A partir dos últimos anos do século XIX, a doença foi qualificada como um “mal social”. O bacilo de Koch, agente etiológico da tuberculose, foi descoberto em 1882 contribuindo para o conhecimento da doença e confirmando a hipótese de que se tratava de uma doença contagiosa. Com a descoberta do bacilo foram desenvolvidas novas tentativas de controle e tratamento da enfermidade. Ainda no século XIX, a terapêutica utiliza para o tratamento da tuberculose era o tratamento higienodietético. Através deste, esperava-se que a cura do doente fosse espontânea, quando submetidos a condições favoráveis que eram basicamente boa alimentação, repouso e viver em ambientes com climas favoráveis e ventilados. Os pacientes eram isolados em ambientes com climas favoráveis e ventilados. Os pacientes eram isolados em preventórios e sanatórios. Já no século XX, a década de 30 foi marcada por avanços científicos que questionaram o “fator clima” na cura da tuberculose, e a hereditariedade na etiologia da doença.

Maiores informações com o autor: mauriciohdantas@yahoo.com.br


Incidência de colonização por Streptococcus agalactiae em gestantes da região de Penápolis – SP

Autor: Maurílio Jorge Cruz

Resumo: Streptococcus agalactiae, Estreptococo do Grupo B ou GBS (Group B Streptococci) é o principal agente bacteriano envolvido em septiciemia, pneumonia e meningite de neonatos, sendo também o maior resposável por bacteriemia em gestantes, ocasionando partos prematuros e ruptura prematura das membranas ovulares. Também tem sido isolado de pacientes portadores de patologias debilitantes como diabetes, câncer, hepatopatias e alterações neurológicas. O objetivo deste estudo é, além de fornecer um índice regional de colonização de gestantes pelo GBS, revisar aspectos de relevância sobre o patógeno, principalmente os relacionados à colonização de gestantes, infecção de neonatos, medidas profiláticas, além de comparar dados estatísticos do Brasil e de outros países.

Maiores informações com o autor: labmau@ig.com.br


Tuberculose: “Estratégia DOTS e Tuberculose x HIV”

Autor: Mauro Mitsuo Kague

Resumo: Esta monografia tem como objetivo ser uma fonte rápida e objetiva de consulta sobre a tuberculose, inclusive ocorrida em nossa região (Fernandópolis-SP) com atenção voltada para a importância de capacitação de recursos humanos que é a questão crucial para que os objetivos sejam alcançados, visto que as demais condições necessárias já estão criadas, destacando-se a atualização do conhecimento técnico, a disponibilidade de recursos financeiros, o alto grau de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde, e a extraordinária expansão dos Programas de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família, estratégias prioritárias na reorganização da atenção básica no País. A tuberculose, apesar dos importantes resultados obtidos nos últimos anos, ainda configura problema de saúde pública no Brasil, que em particular, estima-se que 50 milhões de brasileiros estejam infectados pelo bacilo, portanto com possibilidade de desenvolver a doença sob várias formas. Anualmente, o percentual de cura da tuberculose não ultrapassa 75% dos casos tratados, embora Brasil tenha sido o primeiro país a implantar o tratamento de curta duração (seis meses), em 1980, obtendo relativo sucesso inicial, mas o insucesso decorre sobretudo do abandono do tratamento que, logo no início confere ao paciente melhora incrível. Devido em parte à associação da tuberculose com a AIDS, tem-se observado uma expansão recente da doença no País. Além disso, é importante considerar que o número de casos notificados não representa nada a realizada, dada a falta de diagnóstico ou a ausência de registros de casos. A reversão desse quadro depende, principalmente, dos profissionais da saúde que estão capacitados para informar a população acerca da doença e dos meios de preveni-la, bem como para realizar o pronto diagnóstico dos casos suspeitos e iniciar rapidamente o tratamento e acompanhar os pacientes (estratégias DOTS), de modo a garantir-lhes a cura plena.

Maiores informações com o autor: lacfersc@itelefonica.com.br


Infecções urinárias

Autor: Patrícia Machareth Bellam

Resumo: A infecção urinária é uma infecção que acomete qualquer parte do sistema urinário e é definida como a presença de microrganismos em alguma parte desse sistema. As infecções urinárias são muito freqüentes, podendo acometer pessoas de qualquer idade e sexo, além de constituir uma grande variedade de entidades clínicas. Este trabalho tem como enfoque revisar as diferentes formas de apresentação da infecção do trato urinário como cistite, pielonefrite, bem como a relevância clínica do bacterií]úria assintomático, contaminação e bacteriúria de baixa contagem. Abordam-se os aspectos fisiopatogênicos relacionados à virulência da bactéria e também os fatores predisponentes do hospedeiro, a infecção do trato urinário como a obstrução do mesmo, gravidez, diabetes mellitus, atividade sexual, métodos contraceptivos, menopausa e idade avançada. Este estudo tem por objetivo enfocar os critérios diagnósticos de infecção do trato urinário e os principais exames laboratoriais utilizados, bem como tratamento clínico dessas infecções, por meio da revisão da literatura. Concluiu-se que é importante a compreensão destes diferentes aspectos no manuseio e também na prevenção destas infecções, assim como os diferentes esquemas terapêuticos utilizados.

Maiores informações com o autor: lenepatymb@hotmail.com


Diagnóstico microbiológico das meningites bacterianas

Autor: Roger Willian Carvalho

Resumo: A meningite aguda constitui uma emergência médica e é a infecção mais comum do sistema nervoso central (SNC). Devido à gravidade desses casos o laboratório deve agir de modo rápido e preciso. A meningite bacteriana (MB) é responsável por elevada morbidade e mortalidade em crianças, a despeito dos recentes avanços nos métodos diagnósticos profiláticos. O diagnóstico definitivo depende do exame do líquor. Alterações na contagem celular, contagem diferencial, proteínas e glicose, permitem na maioria dos casos, uma suposição diagnóstica, mas o diagnóstico etiológico específico requer testes mais dirigidos. Atualmente, cerca de 5 a 40% das crianças ainda morrem em decorrência de meningite bacteriana, na dependência, entre outros fatores, da idade do paciente e do patógeno envolvido. As seqüelas neurológicas ocorrem em 5 a 30% dos sobreviventes, e devem-se principalmente ao retardo no estabelecimento do diagnóstico e no início do tratamento antimicrobiano eficaz. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico sobre os métodos microbiológicos para o diagnóstico das meningites bacterianas e seus principais agentes causadores, pois, devido a gravidade da doença, esta deve ser diagnosticada o mais rápido possível.

Maiores informações com o autor: drrogerwillian@yahoo.com.br


Parasitismo Intracelular Obrigatório: Uma análise Comparativa

Autor: Sara Camilo

Resumo: O parasitismo constitui um fenômeno muito comum na natureza. Muitos patógenos podem entrar em células eucariotas e viverem intracelularmente em qualquer vacúolo interno ou no citoplasma. Os mecanismos de sobrevivência utilizados pelos parasitas envolvem uma grande diversidade de moléculas com atividades bioquímicas que promovem a adesão e a invasão e, que também podem inibir ou podem evitar a função relevante do sistema imune humano. Nesta revisão, as estratégias diferentes usadas por vários patógenos e os mecanismos elaborados por células hospedeiras do sistema imune para eliminar os parasitas são apresentados e discutidos. Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise comparativa do parasitismo intracelular entre os microorganismos Chlamydia, Shigella, Micobacterium e Neisseria.

Maiores informações com o autor: saracamilo@ig.com.br


Atualização em coleta microbiológica

Autor: Silvana Ulisséa Kamis

Resumo: A coleta de material microbiológico traduz a alma do setor de microbiologia, pois todo processo de identificação se inicia com uma boa coleta, se existirem falhas em alguma etapa deste que é um processo muito importante, todo o restante do trabalho ficará inevitavelmente comprometido em sua qualidade.


Coleta e transporte de materiais clínicos para diagnóstico laboratorial

Autor: Valéria Tesser Rocha

Resumo: Todo resultado liberado pelo laboratório de microbiologia é conseqüência de uma amostra coletada adequadamente, obtida em quantidades suficiente, recipientes adequados, identificados e transportados corretamente. Para isto, é necessário que os procedimentos de coleta, transporte, acondicionamento e recebimento sejam corretamente seguidos. Se um dos processos falharem, pode ocorrer erro no isolamento do verdadeiro agente etiológico, induzindo uma terapêutica inapropriada. O profissional que coleta o material deve estar devidamente treinado e periodicamente reciclado nesta atividade. Deve-se conhecer ou obter as instruções sobre conservação e/ou transporte do material caso este não possa ser realizado imediatamente.

Maiores informações com o autor: valtess@ig.com.br valeriatesser@hotmail.com