A Cidade

     São José do Rio Preto tem cerca de 410 mil habitantes, está localizada na região norte do Estado de São Paulo a 440 km de São Paulo. É uma cidade com características de polo comercial regional, com dois shopping centers com 250 lojas cada um, um calçadão central com 610 lojas e grandes redes comerciais. Além disso, se caracteriza como centro de atração de serviços médicos e odontológicos. Tem dois hospitais de alta complexidade (Hospital de Base e Beneficência Portuguesa), e três de média complexidade (Santa Casa, Santa Helena e Hospital Austa).

Vista ao entardecer da represa para o centro da cidade

      Como centro universitário regional destaca pela presença da Universidade Estadual Paulista com vários cursos de graduação nas áreas biológicas (biologia, medicina, farmácia e bioquímica), a Faculdade de Medicina de Rio Preto (FAMERP) também estadual, a Faculdade de Medicina Faceres e a Faculdade de Medicina Unilago. Há cinco centros universitários privados (UNICERES, UNIRP, UNORP, UNIP e UNILAGO). Há cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em diversas áreas na UNESP e FAMERP.

      A cidade oferece várias atrações para visitação (Basílica Nossa Senhora Aparecida, divertimentos (bares, restaurantes), e lazer (represa municipal)). No calendário de comemoração destacam-se: 19 de Março – dia do aniversário da cidade; no mês de julho – Festival Internacional de Teatro Amador; segunda semana de setembro – Carnariopreto; primeira semana de outubro – Exposição Agropecuária. Eventos culturais na cidade são constantes e semanalmente há apresentações de peças ou músicas clássicas no Teatro Municipal (em frente ao Flat da AC&T), exposições de quadros na Casa da Cultura (também próxima ao Flat), além da exposição de arte primitivista no Museu de Arte localizado na Praça Cívica.

      Finalmente, para complementação do lazer há dez salas de cinema, cinco em cada Shopping Center e duas salas no centro da cidade. São José do Rio Preto é integrado com várias cidades do Brasil por meio de extensa rede de empresas de ônibus e aéreas (TAM e AZUL).

A Climatempo é a maior empresa privada de previsão do tempo e análises meteorológicas da América Latina. Disponibilizamos no site da AC&T a previsão do tempo de São José do Rio Preto para que todos que moram em outras cidades possam se precaver conforme do clima de Rio Preto.