Análises Clínicas

Pós-graduação em Análises Clínicas. Especialização em Análises Clínicas.
Matrículas abertas.

SOBRE O CURSO

É um curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, nível de Especialização, destinado a profissionais das áreas Análises Clínicas e Patologia Clínica, bem como para profissionais da área de saúde em busca de especialização de qualidade. O objetivo do curso é oferecer aos profissionais participantes as mais recentes informações conceituais e tecnológicas na área de análises clínicas, com foco na interpretação de exames laboratoriais básicos e complexos, raciocínio clínico-laboratorial, boas práticas de rotina e práticas presenciais de citologia hematológica e de líquidos, microbiologia, além de demonstração de técnicas. O curso foi elaborado conforme Decreto nº 5773 do MEC e o certificado terá o credenciamento junto ao MEC.

DURAÇÃO DO CURSO

14 meses (maio de 2024 a junho de 2025)

DINÂMICA DAS AULAS

O curso terá 8 módulos presenciais, iniciando com 2 meses consecutivos e, após isso, a cada 2 meses (sábado, das 8h00 às 17h00, e domingo das 8h00 às 11h00). Na maioria dos módulos presenciais haverá aulas práticas nos laboratórios da AC&T. Entre os módulos presenciais, faremos aulas online ao vivo (geralmente um sábado a cada 2 meses) e serão disponibilizadas aulas gravadas. Há intervalos regulares para coffee-break e almoço.

EMENTA

Hematologia: Eritrócitos normais e anormais; classificação de anemias; anemias hereditárias, hemolíticas e carenciais; visão clínica das anemias. Leucócitos normais; alterações reacionais e neoplásicas. Plaquetas, plaquetopenias, coagulopatias e trombofilia. Aulas práticas.

Microbiologia: rotina e investigações tradicionais; automação; biologia molecular; padronizações; micologia; virologia; BrCAST,; relação clínico-laboratorial; relação com CCIH. Aulas práticas.

Bioquímica aplicada a: doenças cardíacas, doenças renais, hepatopatias, paciente crítico (UTI), entre outros cenários (com discussão de casos clínicos). Metodologia dos exames bioquímicos.

Hormônios: investigação e monitoramento do diabetes, curvas glicêmicas e de insulina. Investigação das doenças da tireoide. Metodologia dos exames hormonais.

Líquidos Cavitários (com aulas práticas de citologia)

Pré e Pós-Analítico

Qualidade

Toxicologia

Técnicas avançadas: citogenética, citometria de fluxo, biologia molecular.

FACILIDADES E DIFERENCIAIS

  • Acomodação gratuita nos Flats da AC&T, com duas pessoas em cada quarto. Há apartamentos para homens e mulheres, que são equipados com cozinha, banheiro, sala de TV e área de serviço.
  • Transfer gratuito em Vans para os alunos (flats para AC&T e retorno)
  • Café da manhã na AC&T e nos intervalos de aulas
  • Professores com títulos de Doutorado e Pós-Doutorado em instituições de excelência científica
  • Pós reconhecida pelo MEC
  • Instituição com 23 anos de atuação em Pós-Graduação e mais de 70 cursos e 3500 pós-graduandos certificados

INVESTIMENTO

14 parcelas mensais de R$ 650,00 (depósito mensal; transferência bancária; PIX ou cheques pré-datados). Inclui (cortesia): acomodação em quartos para duas pessoas nos Flats da AC&T, transporte de van do Flat para a AC&T (ida e retorno), café da manhã e coffee-break.

Pagamento à vista do valor total do curso tem 10% de desconto. Ex-alunos de Pós-Graduação da AC&T tem 10% de desconto na mensalidade.

COORDENADOR DO CURSO

Prfo Dr Flávio Augusto Naoum. Coordenador da Pós-Graduação em Análises Clínicas.

Prof. Dr. Flávio Augusto Naoum. Médico Hematologista. Mestre em Hematologia e Hemoterapia pela USP. Doutor em Medicina Interna pela FAMERP. Pós-doutorado em Hematologia pela Universidade de Middlesex (Inglaterra). Professor de Hematologia da Faculdade de Medicina FACERES de São José do Rio Preto, consultor em Hematologia do Laboratório Ultra-X, diretor do Instituto Naoum de Hematologia e diretor clínico da AC&T

PROGRAMAÇÃO CRONOLÓGICA DO CURSO

MÓDULOS PRESENCIAIS: 4 e 5 de Maio/24; 15 e 16 de Junho/24; 17 e 18 de Agosto/24; 19 e 20 de Outubro/24; 7 e 8 de Dezembro/24; 8 e 9 de Fevereiro/25; 12 e 13 de Abril/25; 14 de Junho/25.

MÓDULOS ONLINE (aula ao vivo um sábado por mês + aulas gravadas): Julho/24; Setembro/24; Novembro/24; Janeiro/25; Março/25; Maio/25.

RESERVE JÁ A SUA VAGA PREENCHENDO O FORMULÁRIO ABAIXO:

ATENÇÃO: As vagas são limitadas e as inscrições se encerram ao atingirmos o limite máximo de vagas.

JÁ QUER GARANTIR A SUA MATRÍCULA? ENTÃO É SÓ CLICAR NO BOTÃO ABAIXO

MOTIVOS PARA FAZER A PÓS EM ANÁLISES CLÍNICAS NA AC&T

  • Aulas práticas em todos os encontros presenciais
  • Aprender a interpretar e conduzir a investigação de resultados laboratoriais alterados
  • Aprimorar o raciocínio clínico-laboratorial com foco na fisiopatologia das doenças
  • Conhecer as metodologias tradicionais e modernas utilizadas em análises clínicas
  • Melhorar a segurança na liberação e na comunicação de resultados alterados ou críticos

O QUE DIZEM NOSSOS EX-ALUNOS NAS REDES SOCIAIS?