Hematologia e Banco de Sangue

SOBRE O CURSO

É um curso de Pós-Graduação Lato-Sensu, nível de Especialização, destinado a profissionais das áreas de Hematologia, Análises Clínicas, Banco de Sangue e Patologia Clínica, bem como para profissionais da área de saúde em busca de especialização de qualidade. O objetivo do curso é oferecer aos profissionais participantes as mais recentes informações conceituais e tecnológicas em hematologia benigna e maligna, com foco no diagnóstico laboratorial, além de análises laboratoriais e atualizações sobre processos e regulamentações de Banco de Sangue. O curso foi elaborado conforme Decreto nº 5773 do MEC e o certificado terá o credenciamento junto ao MEC.

DURAÇÃO DO CURSO

18 meses (agosto de 2024 a janeiro de 2026)

DINÂMICA DAS AULAS

O curso terá 18 módulos no total, sendo 10 presenciais e 8 online (dos quais 8 são gravados, com cerca de 56 temas teóricos enviados conforme a programação do curso, e um módulo online será ao vivo). Dentre os módulos presenciais, serão três de série vermelha, três de série branca, um de imunohematologia, dois de banco de sangue e um de hemostasia. Nos dez módulos presenciais, o aluno tem a obrigatoriedade de freqüentar 75% das aulas (sete módulos, no mínimo). Cada módulo presencial consiste de um sábado, das 8h00 às 17h00, e um domingo das 8h00 às 11h00. Há intervalos regulares para coffee-break e almoço.

EMENTA

Entre os módulos de hematologia destacam-se: hematopoiese, eritrócitos normais e anormais, classificação de anemias, pacientes anemias carenciais, hemolíticas, hemoglobinopatias e talassemias. Leucocitoses benignas, reacionais e neoplásicas, leucopenias, leucemias agudas e crônicas, linfomas, mieloma múltiplo, síndromes mielodisplásicas e neoplasias mieloproliferativas. Imunofenotipagem, citogenética e biologia molecular aplicadas à hematologia. Pré-analíticos dos exames hematológicos. Transplante de medula óssea. Plaquetas, hemostasia, coagulação e doenças hemorrágicas e trombofílicas. Práticas citológicas de série vermelha, branca e plaquetária, normais e alteradas, lâminas de mielograma, eletroforeses de hemoglobinas e testes de resistência ou fragilidade osmótica de eritrócitos. Interpretação do hemograma e de outras análises pertinentes. Os módulos de Banco de Sangue incluem os temas: organização de um banco de sangue, testes de seleção de doadores, coleta e triagem de material. Hemocomponentes, hemoderivados e suas aplicações. Biologia molecular aplicada em Banco de Sangue. Imunohematologia dos sistemas sanguíneos ABO, Rh e outros. Biologia molecular em imunohematologia e suas aplicações. HLA e transplantes de órgãos.

FACILIDADES E DIFERENCIAIS

  • Acomodação gratuita nos Flats da AC&T, com duas pessoas em cada quarto. Há apartamentos para homens e mulheres, que são equipados com cozinha, banheiro, sala de TV e área de serviço.
  • Transfer gratuito em Vans para os alunos (flats para AC&T e retorno)
  • Café da manhã na AC&T e nos intervalos de aulas
  • Professores renomados e altamente qualificados
  • Pós reconhecida pelo MEC
  • Instituição com 24 anos de atuação em Pós-Graduação

INVESTIMENTO

18 parcelas mensais de R$ 650,00 (depósito mensal; transferência bancária; PIX ou cheques pré-datados). Inclui (cortesia): acomodação em quartos para duas pessoas nos Flats da AC&T, transporte de van do Flat para a AC&T (ida e retorno), café da manhã e coffee-break. Pagamento à vista tem 10% de desconto do valor total do curso.

CORPO DOCENTE

Coordenação Geral e Professor dos Módulos da Série Branca e Doenças hemorrágicas                             

Prof. Dr. Flávio Augusto Naoum. Médico Hematologista. Mestre em Hematologia e Hemoterapia pela USP. Doutor em Medicina Interna pela FAMERP. Pós-doutorado em Hematologia pela Universidade de Middlesex (Inglaterra). Professor de Hematologia da Faculdade de Medicina FACERES de São José do Rio Preto. Consultor em Hematologia do Laboratório Ultra-X. Membro dos comitês de Hematologia Laboratorial e de Pré e Pós-Analítico da SBCP/ML. Diretor do Instituto Naoum de Hematologia e Coordenador geral da AC&T.

Coordenação Geral e Professor dos Módulos da Série Vermelha, Plaquetas e Coagulação

Prof. Dr. Paulo Cesar Naoum. Biomédico. Professor Titular pela UNESP. Pós-Doutorado em Hematologia pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Ex-Diretor da UNESP de São José do Rio Preto, SP e ex-assessor científico da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. É diretor da Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto, SP (AC&T).

Coordenação do Módulo de Imunohematologia  

Prof. Dr. Luiz Carlos de Mattos. Biólogo. Mestre e Doutor em Genética pela UNESP. Pós-Doutorado em Imunologia na Universidade Auckland, Nova Zelândia. Professor Adjunto de Imunologia da FAMERP.


Coordenação do Módulo de Banco de Sangue  

Prof. Dr. Marcos Kneip Fleury. Médica Hematologista. Médica Hemoterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde pela FAMERP. Vice-diretora Médica do Banco de Sangue do Hospital Sírio Libanês.

Módulo de Automação e Histogramas  

Prof. Dr. Marcos Kneip Fleury. Farmacêutico e Bioquímico. Doutor em Ciências Biológicas pela UFRJ. Professor associado da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Assessor científico em Hematologia do PNCQ-SBAC.

Coordenação do Módulo de Pré-analítico  

Dra. Maria Gabriela de Lucca Oliveira. Médica Patologista Clínica. Residência Médica pela UNIFESP. Coordenadora do Laboratório Central do Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Laboratório Ultra-X. Coordenadora do Comitê de Pré e Pós-Analítico da SBPC.

RESERVE JÁ A SUA VAGA PREENCHENDO O FORMULÁRIO ABAIXO


QUER GARANTIR JÁ A SUA VAGA? MATRICULE-SE AGORA

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!