CASOS HEMATOLÓGICOS

CASO 1

Mulher com 48 anos de idade procurou assistência médica devido à sua palidez e fadiga aos menores esforços. O exame clínico revelou anemia… Leia Mais …

CASO 2

Homem com 35 anos de idade e há 15 anos diagnosticado como portador de Doença de Crohn foi submetido a várias cirurgias nos últimos dez anos. Sua mais recente cirurgia… Leia Mais …

CASO 3

Mulher com 55 anos de idade é portadora de hipertensão essencial, com pressão arterial constantemente elevada apesar do uso de quatro drogas diferentes para o tratamento. Há poucas semanas o médico iniciou o… Leia Mais …

CASO 4

A anemia normocítica é uma conseqüência da baixa produção de hemácias por diminuição das células precursoras nas doenças medulares ou da ineficiência da eritropoietina nas … Leia Mais

CASO 5

A anemia normocítica, diferente das anemias micro e macrocíticas, não possui um… Leia Mais …

CASO 6

É a conseqüência da diminuição da concentração produção do heme da hemoglobina por carência de ferro, resultando na diminuição da concentração de … Leia Mais …

CASO 7

Pelas quantificações do ferro sérico e ferritina. Raramente, pode ser necessário quantificar o ferro medular pela coloração do azul-da-prússia (coloração de Perls), CTLFe e saturação… Leia Mais …

CASO 8

Outros diagnósticos se impõem na presença de anemia microcítica: a talassemia (ferro sérico normal) e a anemia de doença crônica (ferro sérico diminuído e ferritina normal), a associação com processos … Leia Mais …

CASO 9

O aumento da destruição de hemácias (hemólise) induz a produção de hemácias (eritropoiese) caracterizada pela hiperplasia eritroblástica na medula óssea e … Leia Mais …

CASO 10

A anemia falciforme e a anemia esferocítica são cosequências de contínua destruição de hemácias no baço (hemólise extravascular), retidas pela diminuição da … Leia Mais …

CASO 11

No hemograma, a anemia geralmente grave (Hb: 5 a 8g/dL), anisopoiquilocitose evidente com células falcizadas em diferentes intensidades, policromasia e alguns codócitos. A presença de eritroblastos e… Leia Mais …

CASO 12

No hemograma, a anisopoiquilocitose é discreta e os esferócitos possuem maior concentração de … Leia Mais …

CASO 13

Eritrócitos com Hb S ocorrem em diferentes genótipos que podem ou não caracterizar os diversos tipos de doenças falciformes. Por exemplo, o heterozigoto falcêmico (traço falciforme) contém Hb A (normal) e… Leia Mais …